Métricas de natação explicadas: Como entender as estatísticas

Apple, Fitbit e Samsung juntaram-se a Garmin, Suunto e Polar para distribuir rastreadores de fitness e smartwatches criados para a natação.

O Watch Series 4 funciona na piscina ou em águas abertas, enquanto o novo Galaxy Watch e o Galaxy Watch Active da Samsung se divertem na água e acompanham suas sessões de treino também.

Esses dispositivos vestíveis podem ajudá-lo a melhorar bastante sua natação, mas, como em qualquer peça de tecnologia, você precisa saber como usá-la para aproveitar ao máximo. Você entra na água, começa a rastrear e, durante e depois da natação, tenta descobrir exatamente o que todos esses dados significam.

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Nós sentimos sua dor. É por isso que estamos aqui para ajudar. Analisamos algumas das métricas mais comuns usadas para medir a natação para dizer o que elas significam em termos fáceis de entender e sem jargões. Dessa forma, você pode criar uma imagem de como está se saindo na piscina e ver onde há espaço para melhorias.

Tem alguma pergunta sobre as métricas de natação abaixo? Deixe-nos saber nos comentários e veremos se podemos ajudar.

SWOLF

Métricas de natação explicadas: O que cada estatística significa para você

Este é possivelmente o termo mais confuso, mas também o mais útil. É basicamente uma maneira de medir com que eficiência você está nadando.

É uma combinação dos termos ‘nadar’ e ‘golfe’. O que o golfe tem a ver com alguma coisa? Bem, o SWOLF funciona como a desvantagem do golfe – quanto menor a sua pontuação no SWOLF, mais eficiente será o seu golpe. E quanto mais eficiente o seu curso, melhor você é o nadador.

Leitura essencial: Como usar o SWOLF para melhorar a natação

É calculado adicionando o tempo necessário para nadar um comprimento da piscina ao número de tacadas para esse comprimento. Portanto, se você demorar 30 segundos para nadar 25 metros de comprimento e fizer 14 tacadas, seu SWOLF será 44.

Mas isso é apenas um comprimento. Obviamente, você obterá uma pontuação mais precisa se assumir o excesso durante uma sessão, o que a maioria dos dispositivos vestíveis com capacidade de natação fará.

Há duas maneiras de melhorar seu SWOLF: nade mais rápido e faça menos movimentos. Se você puder melhorar as duas contagens, verá sua pontuação no SWOLF cair pelo chão. Melhorar sua técnica de braçada deve automaticamente tornar você um nadador mais rápido, para que você se concentre mais nisso, em vez de apenas se esforçar um pouco mais.

Então, o que é uma boa pontuação? Se você calcula a média de algo entre 35 e 45, está indo muito bem (embora obviamente os profissionais tenham uma pontuação muito menor). Isso é para uma piscina de 25 metros – lembre-se de que piscinas mais longas significam um SWOLF mais alto; portanto, não desanime se a sua variar muito dependendo de onde você nadar. E você sempre pode resolver por conta própria (adicionando o ritmo médio e os traços médios) se quiser uma comparação direta pool a pool.

Se seu SWOLF está diminuindo, parabéns, você está melhorando! Se estiver indo para o outro lado, algo está errado, pois você está ficando menos eficiente. Hora de trabalhar nessa técnica de derrame.

Ritmo

Métricas de natação explicadas: O que cada estatística significa para você

Esta é a sua taxa de movimento, dada em minutos por 100m. É calculado dividindo sua distância total pelo seu tempo. Portanto, se você nadar 1.000m em 21 minutos e 58 segundos, seu ritmo será de 2:12 por 100m (que é 2,7 km / h, ou 1,7 km / h).

A maioria dos wearables fornece dois números para o ritmo: o ritmo médio durante toda a sessão de natação e o melhor ritmo. Seu melhor ritmo será em uma distância muito menor e mostra o quão rápido você é capaz de andar com todas as armas em punho.

Lembre-se de que, se você está exercitando seu ritmo usando uma calculadora on – line , use seu tempo de deslocamento, e não o tempo total. O que nos leva muito bem a…

Tempo

Este não é tão simples quanto você pensa. Alguns dispositivos de rastreamento de natação dividem isso em tempo total, tempo de movimentação e tempo decorrido.

O tempo de deslocamento é obviamente quanto tempo você gastou nadando, de modo que é bem fácil. Mas qual é a diferença entre tempo total e tempo decorrido?

Tempo decorrido é o tempo que passou durante a atual sessão de natação. Portanto, se você nadar por 10 minutos, descanse por cinco e depois nade mais 10, o tempo decorrido será de 25 minutos. O tempo total, no entanto, é o tempo total gasto durante todo o treino, incluindo a pausa do cronômetro de descanso. Portanto, se você precisar interromper sua sessão para obter uma bóia de tração à beira da piscina, o cronômetro total ainda leva isso em consideração.

Intervalo

Métricas de natação explicadas: Como entender as estatísticas

Esta é uma seção da sua sessão de natação para a qual você mede o tempo. Os intervalos podem variar em termos de distância e de tempo. Por exemplo, você pode nadar 200m livre em um ritmo de 4 minutos, que, quando escrito em um plano de treinamento, ficaria assim: 1x 200 Fr às 4:00. O ‘1’ é o número de séries que você está fazendo, ‘200’ é a distância em metros, ‘Fr’ é o tipo de traçado e ‘4:00’ é o tempo em minutos. Tudo isso é o intervalo, mesmo que inclua mais de um conjunto.

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Esse intervalo inclui o tempo de natação e o tempo de descanso, portanto não significa que você necessariamente estará nadando pelos quatro minutos inteiros. Permita-nos explicar.

Quatro minutos é o tempo de todo o intervalo. Portanto, se você nadar 200m em três minutos e 30 segundos, terá um descanso de 30 segundos antes do início do próximo intervalo. Mas se você nadar em quatro minutos, terá que ir direto para o próximo intervalo. Cansativo.

A vantagem de usar intervalos é que você pode calcular exatamente quanto tempo sua sessão de treinamento levará. Também é uma maneira prática de rastrear se você está ficando mais rápido – quanto mais os períodos de descanso se tornam entre os intervalos, mais eficiente você está nadando.

A desvantagem? Se você está lutando para acelerar, não há como desistir, pois o tempo de descanso será reduzido. Se for você, provavelmente você está em um programa de treinamento muito avançado, portanto, tente um mais fácil.

Contagem de traços

Métricas de natação explicadas: Como entender as estatísticas

Novamente, a maioria dos rastreadores de natação divide isso em diferentes categorias: braçadas totais, frequência média de braçada, frequência máxima de braçada e braçada média.

Total de golpes é o número total de golpes que você realizou durante sua sessão. Isso deve estar na casa das centenas, ou mesmo milhares, se você estiver nadando por mais tempo (como guia, em um mergulho de 22 minutos, registramos 559 tacadas, todas de estilo livre).

Sua taxa média de braçadas é o número médio de braçadas que você realizou por minuto durante toda a duração do seu mergulho. Portanto, 25 golpes por minuto são inferiores a um a cada dois segundos. Sua taxa máxima de AVC é o maior número de AVCs gerenciados em um minuto (no nosso caso, 28). E suas tacadas médias são dadas por comprimento (em média, 14 por comprimento para este mergulho em particular).

Os relógios inteligentes Apple Watch Series 2 e 3 quebram seu ritmo médio e seus movimentos médios a uma distância definida, em vez de mais de um tempo. Você pode ver isso por 100m, por 50m ou por 25m. A maioria das piscinas tem 25m ou 50m de comprimento; portanto, você também poderá ver facilmente seus cursos médios por comprimento.

Calorias

O número total de calorias que você queimou durante um mergulho. Alguns rastreadores fornecem apenas o total queimado e outros dividem-no em calorias ativas (ou seja, aquelas que você realmente nadou) e calorias totais (ou seja, o número total que você queimou durante o tempo, incluindo calorias em repouso, que você teria queimado de qualquer maneira, mesmo se você não estivesse em movimento).

Tipo de curso

Rastreadores de natação mais avançados podem detectar qual tipo de braçada você está fazendo, o que é bastante inteligente. Existem quatro tipos: rastejamento frontal (ou estilo livre, como é geralmente conhecido), golpe de peito, golpe de costas e borboleta.

Há também medley individual (ou IM). Isso envolve um nadador realizando cada uma das quatro braçadas durante um quarto da sessão ou corrida. Se você fizer uma combinação de braçadas no mesmo intervalo (ou seja, sem interromper o cronômetro e reiniciá-lo quando iniciar uma nova braçada), a maioria dos rastreadores de natação gravará seu tipo de braçada como ‘misto’.

Frequência cardíaca

Métricas de natação explicadas: Como entender as estatísticas

Como levantado em uma entrevista recente com os fabricantes dos óculos de natação inteligentes SwimAR, há um debate sobre se os dados da frequência cardíaca são valiosos para os nadadores. Como correr ou andar de bicicleta, é uma ótima maneira de medir a intensidade do treino e o quanto você está trabalhando nessas sessões.

Leia isto: Nadar com os wearables de monitoramento da frequência cardíaca explicados

Alguns relógios inteligentes (como o Apple Watch) medem sua frequência cardíaca enquanto você nada, enquanto outros desabilitam a função, alegando que ela não seria precisa devido à interferência da água. A Apple avisa que os dados da frequência cardíaca do Apple Watch podem não ser tão precisos durante a natação, portanto, nosso conselho é levá-los com uma pitada de sal.

Se você deseja dados decentes sobre a freqüência cardíaca enquanto nada, é melhor usar um monitor de frequência cardíaca que amarre no peito. Eles são sincronizados com os aplicativos de fitness mais populares, que incluem dados de natação. Existem alternativas para a cinta torácica, incluindo a braçadeira Scosche Rhythm24 , que promete rastrear a freqüência cardíaca na piscina. O Instabeat é um acessório que é usado nos seus óculos de natação e é dedicado a mostrar sua frequência cardíaca em tempo real. Mas, por enquanto, a tira no peito é definitivamente o caminho a percorrer.

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